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Como utilizar o datalayer da Yever no GTM?
Como utilizar o datalayer da Yever no GTM?

Acompanhe este tutorial para disparos via Google Tag Manager.

Atualizado há mais de 8 meses
  • Etapa 1: Acesse sua conta do Google Tag Manager

Certifique-se de que você já tenha uma conta do Google Tag Manager configurada. Caso não tenha, crie uma em tagmanager.google.com.

  • Passo 2: Crie uma Variável do Datalayer

  1. No painel do GTM, clique em "Variáveis" no menu lateral esquerdo.

  2. Clique em "+ Nova" para criar uma nova variável.

  3. Escolha o tipo de variável "Datalayer".

  4. Configure as seguintes variáveis de acordo com os dados fornecidos:

    • url: Nome da variável: url

    • order: Nome da variável: order

    • customer: Nome da variável: customer

    • address: Nome da variável: address

    • shipment: Nome da variável: shipment

    • payment: Nome da variável: payment

    • items: Nome da variável: items

    • coupon: Nome da variável: coupon

      Veja todas as variáveis e propriedades disponíveis no final do tutorial.

  5. Clique em "Salvar" para criar as variáveis do Datalayer.

  • Passo 3: Crie um Acionador para Disparar Eventos

Agora, você precisará criar acionadores para determinar quando os eventos devem ser disparados com base nos dados do Datalayer.

  1. No menu lateral esquerdo do GTM, clique em "Acionadores".

  2. Clique em "+ Novo" para criar um novo acionador.

  3. Escolha o tipo de acionador que corresponda à ação desejada (por exemplo, "Página Inicial" ou "Pedido Concluído").

  4. Configure as condições específicas com base nos dados do Datalayer que você deseja usar para ativar o acionador. Por exemplo, se você deseja disparar um evento quando um pedido for concluído, pode configurar o acionador para ser acionado quando a variável order estiver definida.

  5. Clique em "Salvar" para criar o acionador.

  • Passo 4: Crie uma Tag para Disparar Eventos

Agora, crie uma tag que será acionada quando o acionador específico for ativado.

  1. No menu lateral esquerdo do GTM, clique em "Tags".

  2. Clique em "+ Nova" para criar uma nova tag.

  3. Escolha o tipo de tag que corresponda à ação que você deseja realizar (por exemplo, "Acompanhamento do Evento do Google Analytics" ou "Pixel do Facebook").

  4. Configure a tag com base nas variáveis do Datalayer que você deseja rastrear. Use as variáveis criadas no Passo 2 para preencher os campos relevantes da tag.

  5. Vincule a tag ao acionador que você criou no Passo 3.

  6. Clique em "Salvar" para criar a tag.

  • Passo 5: Publicar as Mudanças

Depois de criar a tag, você deve publicar as mudanças no Google Tag Manager para que as tags e acionadores sejam ativados no seu site.

  1. No canto superior direito do GTM, clique em "Enviar".

  2. Dê um nome à versão e adicione quaisquer notas relevantes.

  3. Clique em "Publicar" para publicar as mudanças.

    Todas variáveis e propriedades disponíveis:

    Variável url:

    • url

    Variável order:

    • id

    • product

    • variant

    • price

    • quantity

    • order_bump

    Variável customer:

    • first_name

    • last_name

    • full_name

    • email

    • phone

    • uuid

    • ip

    Variável address:

    • street

    • number

    • complement

    • neighborhood

    • city

    • state

    • country

    • postal_code

    Variável shipment:

    • description

    • value

    Variável payment:

    • currency

    • type

    • value

    • upsell

    Variável coupon:

    • code

    • discount

    Variável items (lista de itens do pedido):

    • id

    • product

    • variant

    • price

    • quantity

    • order_bump

    Eventos são acionados conforme descrito a seguir:

window.dataLayer.push({

event: 'conversion',

transaction_id,

timestamp,

label: 'gtm_' + LABEL,

params,

})

LABEL:

pageview

initiate_checkout

add_shipment_info

add_payment_info

purchase

(observe exemplo abaixo)

Exemplo:

window.dataLayer.push({

"event":"conversion",

"transaction_id":"6bf3eebb-5e2a-400e-851d-85123d475406",

"timestamp":"2023-12-30T14:48:00.000Z",

"label":"gtm_purchase",

"params":{

"url":"/checkout/payment?pcode=mG7PC7m0",

"order":"1234567890",

"customer":{

"first_name":"Lucas",

"last_name":"Duarte",

"full_name":"Lucas Mendes Souza Duarte",

"email":"[email protected]",

"phone":"95997874444",

"uuid":"8407a313-24e5-49e4-8257-64e83a8c8095",

"ip":"192.168.0.1"

},

"address":{

"street":"Avenida Paulista",

"number":111,

"complement":"apto 11",

"neighborhood":"Bela Vista",

"city":"São Paulo",

"state":"SP",

"country":"BR",

"postal_code":"01310100"

},

"shipment":{

"description":"CORREIOS - Envio de 2 à 5 dias",

"value":"0.00"

},

"payment":{

"currency":"BRL",

"type":"credit_card", // billet|credit_card|pix

"value":"117.96",

"upsell":false

},

"items":[

{

"id":"8111116719909",

"product":"Produto de teste",

"variant":"Cor: Azul",

"price":97.9,

"quantity":1,

"order_bump":false

}

],

"coupon":{

"code":"",

"discount":"0.00"

}

}

})

PAYMENT TYPE:

Boleto: billet

Cartão de Crédito: credit_card

Pix: pix

Pronto! Toda configuração foi realizada com sucesso.

Agora, suas tags e acionadores estarão configurados para rastrear eventos com base nos dados do Datalayer da Yever quando as condições especificadas forem atendidas. Certifique-se de testar as configurações para garantir que os eventos sejam disparados corretamente no seu site.

Lembre-se de que a configuração exata pode variar com base nas necessidades específicas do seu site e nos eventos que deseja rastrear. Certifique-se de personalizar os acionadores e tags de acordo com seus requisitos individuais.

Observação: A Yever já realiza os disparos de eventos com a máxima eficiência, de acordo com a documentação e os requisitos de cada plataforma. Portanto, nosso time de atendimento não está disponível para fornecer assistência no uso do nosso datalayer e na execução de disparos externos.

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