Etapa 1: Acesse sua conta do Google Tag Manager
Certifique-se de que você já tenha uma conta do Google Tag Manager configurada. Caso não tenha, crie uma em tagmanager.google.com.
Passo 2: Crie uma Variável do Datalayer
No painel do GTM, clique em "Variáveis" no menu lateral esquerdo.
Clique em "+ Nova" para criar uma nova variável.
Escolha o tipo de variável "Datalayer".
Configure as seguintes variáveis de acordo com os dados fornecidos:
url
: Nome da variável:url
order
: Nome da variável:order
customer
: Nome da variável:customer
address
: Nome da variável:address
shipment
: Nome da variável:shipment
payment
: Nome da variável:payment
items
: Nome da variável:items
coupon
: Nome da variável:coupon
Veja todas as variáveis e propriedades disponíveis no final do tutorial.
Clique em "Salvar" para criar as variáveis do Datalayer.
Passo 3: Crie um Acionador para Disparar Eventos
Agora, você precisará criar acionadores para determinar quando os eventos devem ser disparados com base nos dados do Datalayer.
No menu lateral esquerdo do GTM, clique em "Acionadores".
Clique em "+ Novo" para criar um novo acionador.
Escolha o tipo de acionador que corresponda à ação desejada (por exemplo, "Página Inicial" ou "Pedido Concluído").
Configure as condições específicas com base nos dados do Datalayer que você deseja usar para ativar o acionador. Por exemplo, se você deseja disparar um evento quando um pedido for concluído, pode configurar o acionador para ser acionado quando a variável
order
estiver definida.Clique em "Salvar" para criar o acionador.
Passo 4: Crie uma Tag para Disparar Eventos
Agora, crie uma tag que será acionada quando o acionador específico for ativado.
No menu lateral esquerdo do GTM, clique em "Tags".
Clique em "+ Nova" para criar uma nova tag.
Escolha o tipo de tag que corresponda à ação que você deseja realizar (por exemplo, "Acompanhamento do Evento do Google Analytics" ou "Pixel do Facebook").
Configure a tag com base nas variáveis do Datalayer que você deseja rastrear. Use as variáveis criadas no Passo 2 para preencher os campos relevantes da tag.
Vincule a tag ao acionador que você criou no Passo 3.
Clique em "Salvar" para criar a tag.
Passo 5: Publicar as Mudanças
Depois de criar a tag, você deve publicar as mudanças no Google Tag Manager para que as tags e acionadores sejam ativados no seu site.
No canto superior direito do GTM, clique em "Enviar".
Dê um nome à versão e adicione quaisquer notas relevantes.
Clique em "Publicar" para publicar as mudanças.
Todas variáveis e propriedades disponíveis:
Variável
url
:url
Variável
order
:id
product
variant
price
quantity
order_bump
Variável
customer
:first_name
last_name
full_name
email
phone
uuid
ip
Variável
address
:street
number
complement
neighborhood
city
state
country
postal_code
Variável
shipment
:description
value
Variável
payment
:currency
type
value
upsell
Variável
coupon
:code
discount
Variável
items
(lista de itens do pedido):id
product
variant
price
quantity
order_bump
Eventos são acionados conforme descrito a seguir:
window.dataLayer.push({
event: 'conversion',
transaction_id,
timestamp,
label: 'gtm_' + LABEL,
params,
})
LABEL:
pageview
initiate_checkout
add_shipment_info
add_payment_info
purchase
(observe exemplo abaixo)
Exemplo:
window.dataLayer.push({
"event":"conversion",
"transaction_id":"6bf3eebb-5e2a-400e-851d-85123d475406",
"timestamp":"2023-12-30T14:48:00.000Z",
"label":"gtm_purchase",
"params":{
"url":"/checkout/payment?pcode=mG7PC7m0",
"order":"1234567890",
"customer":{
"first_name":"Lucas",
"last_name":"Duarte",
"full_name":"Lucas Mendes Souza Duarte",
"email":"[email protected]",
"phone":"95997874444",
"uuid":"8407a313-24e5-49e4-8257-64e83a8c8095",
"ip":"192.168.0.1"
},
"address":{
"street":"Avenida Paulista",
"number":111,
"complement":"apto 11",
"neighborhood":"Bela Vista",
"city":"São Paulo",
"state":"SP",
"country":"BR",
"postal_code":"01310100"
},
"shipment":{
"description":"CORREIOS - Envio de 2 à 5 dias",
"value":"0.00"
},
"payment":{
"currency":"BRL",
"type":"credit_card", // billet|credit_card|pix
"value":"117.96",
"upsell":false
},
"items":[
{
"id":"8111116719909",
"product":"Produto de teste",
"variant":"Cor: Azul",
"price":97.9,
"quantity":1,
"order_bump":false
}
],
"coupon":{
"code":"",
"discount":"0.00"
}
}
})
PAYMENT TYPE:
Boleto: billet
Cartão de Crédito: credit_card
Pix: pix
Pronto! Toda configuração foi realizada com sucesso.
Agora, suas tags e acionadores estarão configurados para rastrear eventos com base nos dados do Datalayer da Yever quando as condições especificadas forem atendidas. Certifique-se de testar as configurações para garantir que os eventos sejam disparados corretamente no seu site.
Lembre-se de que a configuração exata pode variar com base nas necessidades específicas do seu site e nos eventos que deseja rastrear. Certifique-se de personalizar os acionadores e tags de acordo com seus requisitos individuais.
Observação: A Yever já realiza os disparos de eventos com a máxima eficiência, de acordo com a documentação e os requisitos de cada plataforma. Portanto, nosso time de atendimento não está disponível para fornecer assistência no uso do nosso datalayer e na execução de disparos externos.